É fato que uma das formas de contaminação, é pelo AR!
Nas instalações de ar condicionado mais comuns existem filtros de ar, cuja função é reter partículas sólidas e líquidas, e filtros de mediana eficiência que retêm essas partículas. Os vírus quando existentes no ar são transportados por essas partículas. Neste sentido, impedindo a passagem dessas partículas, impede-se a chegada dos vírus e bactérias ao ambiente.
Para aplicações especiais existem filtros de alta eficiência, os chamados filtros hepa (high efficiency particulate air filter) que retêm particulados com alta eficiência. Por isso, a utilização de baterias de filtração, tanto nos sistemas de recirculação como nos sistemas de renovação, ajuda em muito na manutenção da concentração de particulado em níveis mais baixos, colaborando
assim com a diminuição da contaminação.
Deve-se também, manter os sistemas de renovação de ar em condições adequadas, ou seja, diluindo e removendo poluentes dos ambientes climatizados, cujo resultado obtido será a redução do risco de contaminação para uma série de doenças transmissíveis pelo ar, inclusive as virais.
O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de climatização tem parâmetros para a Qualidade do Ar, determinados pela Resolução do Ministério da Saúde – ANVISA, a RE-09, que apresenta os níveis máximos de concentração dos poluentes mais conhecidos e de fácil detecção, entre eles, o índice de CO2 e quantidade de fungos (ufc/m³). A resolução também apresenta os níveis aceitáveis de temperatura, umidade, velocidade do ar e fator de renovação.
O que podemos fazer?
Assegurar que o ar que respirado em ambientes fechados esteja no mínimo dentro destes parâmetros é contribuir para evitar contaminações variadas, colaborando assim, para a boa saúde e bem-estar da população em geral, evitando-se desta forma, ambientes com excesso de poluentes, temperaturas muito baixas ou muito altas, entre outros aspectos.
Locais fechados com alta concentração de pessoas devem ter especial atenção à renovação do ar, inclusive com monitoramento constante do nível de CO2, com objetivo de manter uma eficiente renovação do ar.
Todas as aplicações da manutenção e substituição dos filtros de ar dos sistemas de climatização devem ser feitas de forma rigorosa.
Podemos afirmar que, além das várias ações previstas no PMOC, em especial a verificação de todos os sistemas de renovação e tomada de ar externo, que estejam limpas, operacionais, com vazões adequadas, filtros de ar em boas condições, bandejas de condensado limpas e com boa drenagem, ventiladores e serpentinas limpos, e em bom estado, são fatos que, com certeza irão contribuir para a melhora do ar respirado em ambientes climatizados, garantido desta forma, um ar mais limpo e uma melhor qualidade.
Nos colocamos a disposição para quaisquer dúvidas e avaliações técnicas sobre o assunto.